quinta-feira, 31 de maio de 2012

Currículo aberto

       Com a globalização interna socializou-se extensão geográfica das atividades econômicas através das fronteiras nacionais. A sociedade globalizada constitui-se com o avanço vertiginoso da ciência com as novas tecnologias que modificam as noções de tempo e espaço tornando a distante mais perto.
      Segundo o autor a pós modernidade contempla a mundialização da cultura aos costumes se expandem e se ficam nos lugares, na pós modernidade surge também a internalização, que e o aumento da extensão geográfica das atividades economias através das fronteiras n.acionais e assim surge a globalização. 

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      Pelo pensamento pós moderno de Doll o currículo e um processo, não de transmitir conhecimento, mas e um veiculo para criar e recriar a nos mesmo e a nossa cultura.
    Os objetivos do currículo podem variar através dos tempos e dos objetivos e influencias predominantes em cada sociedade, pode ser dividido em pré moderno e pós moderno. O pré moderno compreende o histórico dos antigos gregos até o renascimento e nesse período encontram-se as teorias educacionais e sociais de Platão, Socrates e Aristóteles e nessa época não se podia dizer que havia um currículo, porque ao se ensinar algo o objetivo era manter a classe social e a categoria da pessoa.
     Com a revolução industrial nos seculos XVII e XVIII surgiu a fase do currículo cientifico, cujo objetivo era orientado para a eficiência e a padronização,servindo para suprir as deficiências culturais, pessoais e sociais.
   

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Currículo Modalidade de Ensino

     Segundo pedro (1997) o currículo e uma modalidade de reinterpretação histórica das praticas e saberes que circulam no meio meio social.
       Como podemos observar não existe uma definição exata do que e currículo ele pode ser entendido de varias formas, existem concepções de vários estudiosos abrangendo o assunto de diversas partes como pelos resultados, pelas experiencias e pelos princípios.
     Conforme Martins (1992) ha duas concepções básicas de currículo como um plano de estudos que habilita professor a organizar e dirigir seu trabalho e o currículo oculto que e aquele que não e transmitido pela escola mas ele vem na bagagem de cada aluno.

Educar Crianças


Currículo instrumento social


      E um instrumento social e cultural ele não e neutro sendo veiculo de conhecimentos selecionados, sofrendo influência direta do contexto social cultural e econômico onde esta inserido.
      Os estudos sistemáticos e teóricos sobre o currículo foram iniciados em 1918, com Bobbit. Em sua obra The currículo era visto como algo voltado para o aluno, ja a concepção de currículo de Dewey era mais voltado para professor.
      A primeira publicação sobre currículo no Brasil foi na década de 70 cujo o termo currículo passou a fazer parte da lei 5.692/71  .

      O tema e um pouco relevante porque esta relacionado com questões de classe, raça, gênero, processo, ideologia, hermenêutica entre outros artefatos.